Segurança e contingência

Segurança
Segurança

Foco na capacitação, conscientização, disciplina e tratamento de conduta

Atuamos constantemente para reduzir os riscos à segurança e saúde das pessoas, fortalecendo a segurança dos processos e aplicando o conceito de interdependência: “Cuide de si, cuide do outro e aceite ser cuidado”.

Nossa cultura de segurança tem como foco a capacitação, conscientização, disciplina e tratamento de conduta. Atuamos na prevenção, redução da acidentalidade, realização de simulados e no controle e mitigação de riscos, capacitados e de prontidão para atuação em situações de emergência.

Formalizamos nossas principais diretrizes de segurança nas operações em 10 Regras de Ouro, que devem ser seguidas por todos os colaboradores. O cumprimento dessas regras tem potencial para assegurar a redução consistente do número de acidentes e fatalidades nas atividades e operações da Vibra.

Regras de ouro

São 10 regras que nossos colaboradores devem seguir para prevenir danos às pessoas e fortalecer a cultura de segurança de processo:

REGRA 1: ESTADOS MENTAIS, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

Requisito da regra: Nunca trabalhe sob efeito de medicamentos, álcool, outras drogas ou em estado mental que reduza a aptidão para o trabalho.

REGRA 2: CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO

Requisito da regra: Nunca realize atividades ou opere equipamentos sem que esteja devidamente capacitado e autorizado.

REGRA 3: CAMINHO E POSICIONAMENTO SEGURO

Requisito da regra: Caminhe sempre por locais seguros e nunca se posicione sob carga suspensa ou em condição com risco de prensamento.

REGRA 4: PERMISSÃO DE TRABALHO E BLOQUEIO DE ENERGIAS

Requisito da regra: Nunca realize serviço sem permissão para trabalho e certifique-se de que todas as fontes de energias tenham sido isoladas.

REGRA 5: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Requisito da regra: Use sempre os equipamentos de proteção individual específicos para as atividades que serão realizadas.

REGRA 6: FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS

Requisito da regra: Nunca utilize ferramentas e equipamentos em más condições, improvisadas e sem estar devidamente capacitado para o manuseio.

REGRA 7: ESPAÇO CONFINADO E ATMOSFERA EXPLOSIVA

Requisito da regra: Nunca entre em espaço confinado sem estar autorizado e nunca realize serviço a quente com atmosfera explosiva.

REGRA 8: TRABALHO EM ALTURA

Requisito da regra: Nunca realize trabalho em altura sem estar autorizado e sem o uso de equipamento de proteção contra quedas.

REGRA 9: ATENÇÃO ÀS MUDANÇAS

Requisito da regra: Nunca realize qualquer mudança sem a prévia autorização e avaliação dos riscos.

REGRA 10: SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Requisito da regra: Respeite as leis de trânsito, pratique a direção defensiva e nunca use o celular ao dirigir.

Contingência
Contingência

Rapidez e eficácia para enfrentar situações de emergência

Situações de emergência são previstas e enfrentadas com rapidez e eficácia visando à máxima redução de seus efeitos.

Os Planos de Resposta a Emergência de cada unidade da empresa são sempre avaliados, revisados e atualizados, através de ações de:

  • Desenvolvimento de programas de esclarecimento e treinamento
  • Adequação dos planos às variações de risco eventualmente identificadas
  • Consideração dos impactos sociais, econômicos e ambientais decorrentes de possíveis acidentes
  • Implementação de mecanismos que assegurem a atualização, divulgação e pronto acesso aos Planos de Resposta a Emergência por parte da força de trabalho, órgãos governamentais e não governamentais, comunidades e demais partes interessadas
  • Realização periódica de treinamentos e exercícios simulados
  • Ainda, possuímos contratos com empresas especializadas para atendimentos a emergências ambientais em todos os segmentos de atuação e em todo o território nacional.

Central de Atendimento a Emergências

Caso ocorra alguma situação de emergência, entre em contato com a nossa Central de Atendimento a Emergências (CAE) através do número 0800 024 4433 (atendimento 24h).

Segurança no transporte de produtos
Segurança no transporte de produtos

Proteger os trabalhadores, as comunidades vizinhas e o consumidor final

Nossos produtos e serviços passam por etapas de avaliações de risco à saúde e à segurança, com vistas a proteger os trabalhadores, as comunidades vizinhas e o consumidor final. Os resultados das avaliações são desdobrados em padrões de gestão e execução contendo práticas seguras, nas Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) e nas Fichas de Emergência (FE) para o Transporte de Produtos Perigosos.

Confira as fichas de Segurança e Emergência

 

Gerenciamento de Riscos do Transporte

O Programa de Gerenciamento de Riscos do Transporte, implantado desde 2010, tem como objetivo avaliar preventivamente os riscos associados a cada viagem, possibilitando a adoção de medidas preventivas e de controle para reduzi-los.

Nossos condutores passam por ciclos de treinamentos obrigatórios: Ambientação, SSMA Básico e Avançado, com reciclagens anuais.

Antes de iniciar a operação, devem conhecer e assinar o “Pacto de Acidentes Zero”: dez regras que têm o objetivo de sensibilizar condutores, transportadores e demais equipes envolvidas no transporte de produto quanto à prevenção de acidentes. Além disso, estão submetidos à nossa Política de Álcool e Drogas, realizando testes aleatórios e amostrais antes de iniciar a viagem.

Motorista DEZtaque

Motorista DEZtaque

Incentivo e reconhecimento aos motoristas transportadores e operadores de abastecimento que respeitam as regras do Pacto de Acidente Zero (PAZ), as Regras de Ouro e adotam práticas seguras de direção e operação no transporte, carga e descarga dos nossos produtos e abastecimento das aeronaves.

Saiba mais
Logo Vibra

Serviço de Atendimento ao Consumidor

Capitais e Regiões Metropolitanas - 4090 1337
Demais Regiões - 0800 770 1337
Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h

© Copyright 2024 - Todos os direitos reservados à Vibra.

A marca Petrobras é licenciada à Vibra.