Nossa marca já nasce com 50 anos de história. Conhecer os principais momentos da nossa empresa nos ajuda a construir o futuro que desejamos.
2023
Veículos híbridos em foco
A Vibra, através da sua marca de óleos lubrificantes Lubrax, expande a linha Supera, com os novos Lubrax Supera Premium. Estes novos óleos são desenvolvidos especialmente para serem utilizados em veículos que combinam motores à combustão e elétricos.
2023
A primeira gasolina carbono neutro
Sempre inovando e buscando mais sustentabilidade, a Vibra traz para os seus postos a Gasolina Petrobras Podium carbono neutro, a primeira do mercado brasileiro cujas emissões são totalmente compensadas. A compensação se dá através de créditos de carbono gerados por ações de preservação florestal de biomas nacionais.
2023
Novo investimento em eletromobilidade
Um novo investimento financeiro é feito pela Vibra na startup EZVolt. A verba é proveniente da “Vibra Ventures”, fundo de investimento da Vibra com foco em startups de energia, mobilidade, logística, fintechs e varejo.
2023
Novo recorde: dois mil postos
Após alcançar a marca de mil postos em 2022, a Vibra anuncia que chegou à marca de dois mil postos em 2023, junto com uma nova identidade visual. O escolhido para marcar a celebração é o Octoberposto Comércio de Combustíveis, que fica no bairro de Valparaíso, em Blumenau, Santa Catarina.
2022
Uma nova liderança na comercialização de etanol
A Vibra se junta à Copersucar para a criação da Evolua Etanol. Com modelo de negócios e tecnologia 100% nacional, a nova empresa nasce como líder de mercado e tem o propósito de viabilizar soluções, integrar, trazer escala e eficiência ao mercado, encurtando as distâncias entre produtores e consumidores de etanol do País.
2022
A nova geração do etanol
Após lançar as novas gerações de suas gasolinas aditivadas, a Vibra agora traz ao mercado a Nova Geração do Etanol Petrobras Grid. O produto conta com nova tecnologia de aditivação, batizada de Tecno 3, e foi criado em parceria com a empresa alemã BASF.
2022
Transição energética e descarbonização da matriz energética brasileira
Com a aquisição de 50% do capital social da ZEG Biogás, a Vibra potencializa a produção de biocombustível com alto padrão de qualidade. A compra reforça ainda mais o compromisso da Vibra com a agenda ESG.
2022
O maior cinema a céu aberto do mundo
A Vibra adquire os naming rights e traz de volta o evento com maior cinema a céu aberto do mundo, o Vibra Open Air. A ação fortalece ainda mais a estratégia de patrocínios da Vibra, dentro do conceito “Energia que aproxima”, um dos pilares da nova marca corporativa apresentada em 2021.
2022
O milésimo posto
O posto Petrobras de número mil é inaugurado pela Vibra, que aproveita para lançar a nova identidade visual da sua rede de abastecimentos. O escolhido para marcar a celebração é o Posto Campeão 28, que fica na Rodovia dos Bandeirantes, em Caieiras, São Paulo.
2022
A maior casa de shows de São Paulo
Buscando reforçar seu apoio à cultura, a Vibra adquire novamente os naming rights da maior casa de espetáculos da capital paulista, que passa a se chamar Vibra São Paulo. A casa recebe grandes shows e apresentações culturais.
2022
Um novo horizonte na comercialização de energia
Com a confirmação da opção de compra de ações da Comerc, a Vibra garante ainda mais capilaridade de seus negócios para buscar novos mercados e ampliar sua oferta de fontes de energia.
2022
Nova geração de combustíveis
Chega aos postos a nova geração das gasolinas Petrobras Grid e Petrobras Podium. A Vibra, maior distribuidora de combustíveis do país, entrega ao mercado gasolinas com alta tecnologia de aditivação, desenvolvidas em parceria com a empresa alemã BASF.
2022
Eletromobilidade em foco
A Vibra anuncia aporte na startup EZVolt, uma das maiores do país e pioneira no conceito de charge as a service. Esta iniciativa coloca a Vibra de vez no ecossistema de eletromobilidade.
2021
Vibra 50 anos: meio século de história!
A Vibra completa 50 anos de existência. A liderança no mercado se mostra cada vez mais consolidada, ao lado de uma crescente conscientização sobre o papel da empresa na descarbonização e transição energética do país.
2021
Novo hub de inovação é lançado
Visando conectar startups e scale-ups, a criação da Vibra co.lab é anunciada. O hub concentra esforços em open innovation, promovendo o intraempreendedorismo, e mais uma vez fortalece o compromisso pela busca de uma economia de baixo carbono.
2021
Parceria estratégica rumo à sustentabilidade
Visando consolidar sua posição no mercado de energia elétrica renovável, a Vibra anuncia acordo para adquirir até 50% da Comerc. O foco é a comercialização livre e investimentos em fontes sustentáveis.
2021
Impulsionando o mercado de biometano
A Vibra e a ZEG Biogás firmam um Acordo de Cooperação para dar novo fôlego ao mercado brasileiro de biometano. Visando fornecedores de etanol, a parceria cria soluções integradas, promovendo o crescimento do setor e reforçando ainda mais o compromisso da Vibra com a agenda ESG.
2021
Uma nova Gigante do Etanol
A Vibra e a Copersucar se unem para formar a maior Comercializadora de Etanol do Brasil com foco em etanol anidro e hidratado para fortalecer o mercado, ampliar eficiência e apoiar a transição energética.
2021
Corporation, nova marca e transição energética
Com o segundo follow on, nos transformarmos em uma verdadeira Corporation, sem controlador definido e continuando a seguir as melhores práticas de governança corporativa. Lançamos também a nossa nova marca, Vibra, que simboliza o reposicionamento como empresa de energia e a preocupação com a transição energética e a agenda ESG. Rumo aos próximos 50 anos!
2020
Garantimos a segurança na pandemia do covid-19
No contexto da pandemia, desenvolvemos diversas iniciativas envolvendo os cuidados especiais e protocolos de segurança para nossos colaboradores, parceiros de negócios, clientes e consumidores.
2020
Sustentabilidade gera reconhecimentos
Continuamos sendo a única distribuidora de combustíveis a integrar o índice de sustentabilidade da B3 (ISE B3) e estamos no índice de carbono eficiente da B3 (ICO2).
2020
Modernização da rede de postos e parceria com Ame
Após mais de 20 anos, lançamos uma nova imagem para nossos postos revendedores, lojas de conveniência e centros automotivos Lubrax+ e fechamos uma bem-sucedida parceria com a Ame em meios de pagamentos.
2019
Uma empresa privada
Por meio da oferta pública subsequente de ações (Follow on), a BR tornou-se efetivamente uma empresa privada com capital pulverizado na B3. Com isso, a companhia ganha mais agilidade para atuar em um mercado cada vez mais competitivo.
2017
Abertura de capital
Lançamos na BM&FBovespa a oferta pública inicial de 28,75% das nossas ações, marcando nosso retorno ao mercado financeiro.
2016
Chegamos aos 45 anos!
Completamos 45 anos de existência como líder absoluta de mercado e referência no setor de distribuição e comercialização de derivados de petróleo.
2014
Lançamento da gasolina Petrobras Grid, 20 anos da BR Mania e nova sede
As lojas BR Mania completam 20 anos e chegam a mais de mil unidades em todo o Brasil. Lançada a nova gasolina Petrobras Grid, que logo se torna sucesso de vendas e sinônimo de qualidade em combustíveis aditivados. Também neste ano ganhamos uma nova sede, o Edifício Lubrax, no bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro.
2011
Quatro décadas
Chegamos aos 40 anos. Em novembro, como parte das comemorações é inaugurado o Posto do Futuro, na Barra da Tijuca, no Rio.
2009
Nova marca do programa de Olho no Combustível
É lançada a nova marca do De Olho no Combustível, simbolizando o infinito, com o objetivo de mostrar a busca contínua por qualidade.
2007
Aquisição de ativos da Ipiranga
Em operação envolvendo também o Grupo Ultra e a Braskem, a Petrobras adquire os ativos de distribuição da Ipiranga nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Por recomendação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), é criada uma empresa, a Alvo, para gerir esses ativos até o final da análise do negócio pelo órgão.
2005
Venda de biodiesel
Começam as vendas de biodiesel. A BR é a primeira a oferecer o produto em toda a sua rede de postos, cobrindo 100% do território nacional.
2004
Aquisição da Liquigás
Adquirimos os ativos da Agip do Brasil e aumentamos substancialmente nossa participação no mercado de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), com a criação da subsidiária integral Liquigás, que posteriormente seria transformada em subsidiária da Petrobras. Neste ano é lançado também o cartão Petrobras.
1998
Nova imagem
Os postos Petrobras de todo o país começam a receber a “nova imagem”, com um visual mais moderno e atraente.
1996
De Olho no Combustível
Começamos a implantar o programa De Olho no Combustível, para supervisionar e garantir a qualidade dos combustíveis comercializados nos postos Petrobras. Em pouco tempo, o programa se torna um sucesso entre os consumidores e é copiado pelas outras grandes distribuidoras.
1994
Fusão das marcas Petrobras e BR
As marcas da Petrobras e da BR se fundem, com a adoção do símbolo BR por todas as empresas do Sistema Petrobras.
1992
Gás natural veicular
Um posto de bandeira Petrobras, o Bracarense, na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro, é o primeiro a oferecer Gás Natural Veicular (GNV). Em pouco tempo, o novo combustível conquistaria muitos adeptos, principalmente entre os taxistas.
1989
Inauguração da nova sede
O edifício Horta Barbosa (Edihb), localizado no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro, homenageia o general de mesmo nome, defensor do monopólio do petróleo e que esteve à frente, nos anos 1950, da campanha “O petróleo é nosso”.
1985
Bomba eletrônica "T"
A bomba eletrônica “T”, lançada no ano anterior, tem seu design premiado e é escolhida para integrar a coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.
1982
Modernização da marca BR
A marca BR passa por uma modernização, novamente a cargo do escritório Aloísio Magalhães.
1973
Lançamento do Lubrax
Lançamento da linha de óleos lubrificantes Lubrax, que se tornaria um sucesso comercial e sinônimo de qualidade.
1971
Criação da Petrobras Distribuidora
Em 12 de novembro é criada a Petrobras Distribuidora, com o objetivo de exercer a atividade de distribuição de derivados de petróleo e álcool carburante, em caráter competitivo e em igualdade de condições com as demais empresas distribuidoras em funcionamento no Brasil. Na época, a rede de postos contava com 840 unidades. Nessa mesma ocasião, o escritório de design Aloísio Magalhães cria a marca BR e a imagem dos postos de serviços.
1969
Bacia de Campos
Início dos levantamentos geofísicos na Bacia de Campos (RJ), com a perfuração do primeiro poço submarino na região.
1963
Criação do Cenpes
Criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes), reunindo todas as atividades de pesquisa tecnológica na Petrobras. Ao longo dos anos, o Cenpes iria se tornar referência internacional no setor de petróleo.
1961
Primeiro posto
Inaugurado o primeiro posto Petrobras, o Posto Motel Guarapari, em Brasília (DF), a nova capital do país.
1958
Primeira marca
A Petrobras lança sua primeira marca institucional, claramente inspirada na bandeira brasileira.
1953
Nascimento da Petrobras
O presidente Getúlio Vargas assina em 3 de outubro a lei 2.004, que cria a Petróleo Brasileira S.A. – Petrobras. A companhia é o fruto da campanha “O Petróleo é Nosso”, que mobilizou toda a sociedade brasileira.