Segurança e contingência

Segurança
Segurança

Foco na capacitação, conscientização, disciplina e tratamento de conduta

Atuamos constantemente para reduzir os riscos à segurança e saúde das pessoas, fortalecendo a segurança dos processos e aplicando o conceito de interdependência: “Cuide de si, cuide do outro e aceite ser cuidado”.

Nossa cultura de segurança tem como foco a capacitação, conscientização, disciplina e tratamento de conduta. Atuamos na prevenção, redução da acidentalidade, realização de simulados e no controle e mitigação de riscos, capacitados e de prontidão para atuação em situações de emergência.

Formalizamos nossas principais diretrizes de segurança nas operações em 10 Regras de Ouro, que devem ser seguidas por todos os colaboradores. O cumprimento dessas regras tem potencial para assegurar a redução consistente do número de acidentes e fatalidades nas atividades e operações da Vibra.

Regras de ouro

São 10 regras que nossos colaboradores devem seguir para prevenir danos às pessoas e fortalecer a cultura de segurança de processo:

Permissão para trabalho

Somente trabalhe com Permissão para Trabalho válida, liberada no campo e de seu total entendimento.

Isolamento de energias

Somente execute trabalhos em equipamentos instalações após certificarse de que todas as fontes de energia tenham sido isoladas de forma segura.

Trabalho em altura

Somente execute trabalho em altura com a utilização de cinto de segurança fixado em local seguro previamente determinado.

Espaço confinado

Só entre em espaço confinado se autorizado, equipado e com treinamento específico.

Atmosferas explosivas

Nunca entre em local com atmosfera explosiva. Obedeça sempre aos alarmes e à sinalização.

Posicionamento seguro

Não acesse área isolada. Nunca se posicione sob uma carga suspensa ou entre veículos, parados ou em movimento. Mantenha-se sempre em locais seguros e protegidos.

Equipamento de proteção individual (EPI)

Use sempre os EPIs conforme recomendado.

Atenção às mudanças

Fique atento aos riscos das mudanças. Somente realize qualquer mudança que envolva pessoas, instalações, materiais ou procedimentos após análise e autorização.

Segurança no trânsito

Respeite as leis de trânsito e pratique direção defensiva. Use o cinto de segurança, respeite os limites de velocidade, não use celular e se beber não dirija.

Álcool e outras drogas

Nunca trabalhe sob efeito de álcool e outras drogas.

Contingência
Contingência

Rapidez e eficácia para enfrentar situações de emergência

Situações de emergência são previstas e enfrentadas com rapidez e eficácia visando à máxima redução de seus efeitos.

Os Planos de Resposta a Emergência de cada unidade da empresa são sempre avaliados, revisados e atualizados, através de ações de:

  • Desenvolvimento de programas de esclarecimento e treinamento
  • Adequação dos planos às variações de risco eventualmente identificadas
  • Consideração dos impactos sociais, econômicos e ambientais decorrentes de possíveis acidentes
  • Implementação de mecanismos que assegurem a atualização, divulgação e pronto acesso aos Planos de Resposta a Emergência por parte da força de trabalho, órgãos governamentais e não governamentais, comunidades e demais partes interessadas
  • Realização periódica de treinamentos e exercícios simulados
  • Ainda, possuímos contratos com empresas especializadas para atendimentos a emergências ambientais em todos os segmentos de atuação e em todo o território nacional.

Central de Atendimento a Emergências

Caso ocorra alguma situação de emergência, entre em contato com a nossa Central de Atendimento a Emergências (CAE) através do número 0800 024 4433 (atendimento 24h).

Segurança no transporte de produtos
Segurança no transporte de produtos

Proteger os trabalhadores, as comunidades vizinhas e o consumidor final

Nossos produtos e serviços passam por etapas de avaliações de risco à saúde e à segurança, com vistas a proteger os trabalhadores, as comunidades vizinhas e o consumidor final. Os resultados das avaliações são desdobrados em padrões de gestão e execução contendo práticas seguras, nas Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) e nas Fichas de Emergência (FE) para o Transporte de Produtos Perigosos.

Confira as fichas de Segurança e Emergência

 

Gerenciamento de Riscos do Transporte

O Programa de Gerenciamento de Riscos do Transporte, implantado desde 2010, tem como objetivo avaliar preventivamente os riscos associados a cada viagem, possibilitando a adoção de medidas preventivas e de controle para reduzi-los.

Nossos condutores passam por ciclos de treinamentos obrigatórios: Ambientação, SSMA Básico e Avançado, com reciclagens anuais.

Antes de iniciar a operação, devem conhecer e assinar o “Pacto de Acidentes Zero”: dez regras que têm o objetivo de sensibilizar condutores, transportadores e demais equipes envolvidas no transporte de produto quanto à prevenção de acidentes. Além disso, estão submetidos à nossa Política de Álcool e Drogas, realizando testes aleatórios e amostrais antes de iniciar a viagem.

Motorista DEZtaque

Motorista DEZtaque

Incentivo e reconhecimento aos motoristas transportadores e operadores de abastecimento que respeitam as regras do Pacto de Acidente Zero (PAZ), as Regras de Ouro e adotam práticas seguras de direção e operação no transporte, carga e descarga dos nossos produtos e abastecimento das aeronaves.

Saiba mais

© Copyright 2022 - Todos os direitos reservados à Vibra Energia