Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é um órgão colegiado com função fiscalizadora e tem como objetivo geral verificar o cumprimento dos deveres legais e estatutários e defender os interesses da Vibra e dos acionistas.

A função fiscalizadora não se limita a verificar a legalidade dos atos, mas envolve todo o nível necessário de informação para salvaguardar o interesse dos acionistas, sem, contudo, interferir na própria administração.

    Compete ao Conselho Fiscal, sem prejuízo de outras atribuições que lhe sejam conferidas em virtude de disposição legal ou por determinação da Assembleia Geral:

    • I - Fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários;
    • II - Opinar sobre o relatório anual da administração, fazendo constar do seu parecer as informações complementares que julgar necessárias ou úteis à deliberação da Assembleia Geral;
    • III - Opinar sobre as propostas dos administradores, a serem submetidas à Assembleia Geral, relativas à modificação do capital social, emissão de debêntures ou bônus de subscrição, planos de investimentos ou orçamentos de capital, distribuição de dividendos, transformação, incorporação, fusão ou cisão da companhia;
    • IV - Denunciar, por qualquer de seus membros, aos órgãos de administração e, se estes não tomarem as providências necessárias para a proteção dos interesses da companhia, à Assembleia Geral, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem, e sugerir providências úteis à companhia;
    • V - Convocar a Assembleia Geral Ordinária se os administradores retardarem por mais de um mês essa convocação, e a extraordinária, sempre que ocorrerem motivos graves ou urgentes, incluindo na pauta das Assembleias as matérias que considerarem necessárias;
    • VI - Analisar, pelo menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela Diretoria Executiva;
    • VII - Examinar as demonstrações financeiras do exercício social e sobre elas opinar;
    • VIII - Exercer essas atribuições durante a liquidação;
    • IX - e realizar a autoavaliação anual de seu desempenho.

     

    Conheça os nossos Conselheiros

      Membro Efetivo

      Graduado em administração de empresas pela FACULDADES SPEI CURITIBA PR em 1º de agosto de 2002, foi Diretor no Banco do Brasil de janeiro de 2010 a fevereiro de 2015. Em março de 2015 assumiu a posição de Presidente na Previ, cargo que ocupou até julho de 2018. Desta data até dezembro do mesmo ano, ocupou o cargo de Vice-Presidente no Banco do Brasil.

      Em julho de 2019, passou a ocupar a posição de Presidente da PicPay, até agosto de 2020. 

      Suplente do Conselheiro Gueitiro Matsuo Genso 

      Formada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em fevereiro de 2002, com MBA em Administração pela Babson College, em 2009, e certificação pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Atua como executiva por mais de 20 anos nos setores de serviços financeiros e saúde, estruturando unidades de negócios, estabelecendo a governança, gerindo P&Ls, analisando novas oportunidades, elaborando planejamentos estratégicos, liderando projetos de inovação, impulsionando a transformação digital, executando planos comerciais e lançando produtos no Brasil e na América Latina. Iniciou sua trajetória na área comercial de previdência dos bancos CCF/HSBC e foi responsável por produtos de previdência e seguros no Santander. Nos últimos anos, foi diretora executiva voluntária do Fundo de Pensão Planejar e tem atuado em saúde como consultora empresarial e executiva em empresas farmacêuticas, em posições como líder de marketing na Janssen e diretora de unidade de negócios na Sanofi e na GSK.

      Membro Efetivo

      Graduado em administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em março de 1981; realizou cursos de conselheiro de administração pelo IBGC, em 2001 e de desenvolvimento em administração pela Fundação Dom Cabral em 2002 e IBMEC, em 2003. É, ainda, pós-graduado em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, concluído em 2006, e realizou curso de conhecimento contínuo para comitê de auditoria, no IBCG, em 2019.

      Na Previ, sua trajetória iniciou em junho de 1990 como conselheiro fiscal suplente, cargo que ocupou até maio de 1992. De junho de 1992 a maio de 1996, assumiu cargo na Diretoria Deliberativa. No final de 1997, passou a ocupar cargo na Diretoria de Participações, até maio de 2000. De junho de 2004 a maio de 2010, foi membro da Gerência de Políticas e Cenários da Previ, sendo que, em junho de 2010 passou a ocupar o cargo de Diretor de Planejamento, até maio de 2014. Entre março de 1996 e 1997, ocupou a presidência da Federação das Cooperativas de Consumo.

      Entre abril de 1997 e abril de 2003, foi conselheiro na Paranapanema S.A. Entre abril de 2005 e 2007, foi conselheiro na Petroflex. Entre junho de 2010 e maio de 2012, ocupou cargo no conselho deliberativo da ABRAPP. Entre junho de 2010 e julho de 2020, ocupou cargo no conselho deliberativo da Economus. De 2007 a 2011 também ocupou cargo de conselheiro na Kepler e Weber. De abril de 2011 a abril de 2015 foi conselheiro na Embraer, onde também ocupou cargo no comitê de auditoria e riscos entre 2011 e 2013 e no comitê de recursos humanos de 2013 a 2015.

      Também foi presidente do conselho diretor da ICSS de outubro de 2011 a agosto de 2019. Entre outubro de 2018 a agosto de 2019, ocupou cargo no comitê de auditoria da Cooperforte. De março de 2019 a março de 2020, ocupou cargo no conselho fiscal da Tupy S.A. 

      Suplente do Conselheiro Vitor Paulo Camargo Gonçalves

      Graduado em Economia e em Direito (UFAC), especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil (Estácio de Sá) e MBA-Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos em Administração (USP/FIA); Extensões Acadêmicas, dentre outras, em Governança Corporativa e Formação para Conselheiros (FGV, USP/FIPECAFI e IBGC), Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global e Behavioral Economics (The University of Chicago Booth School of Business), Programa Executivo “BB Digital Business Transformation” (MIT-USA), Operational Efficiency Responsibility and Sustainable Business (UPeace/UN-NY-USA). Detém Certificações Profissionais em Governança Corporativa, por proficiência e experiência, pelo IBGC (Conselheiro de Administração, CCA+; Conselheiro Fiscal, CCF; e Membro de Comitê de Auditoria, CCoAud+); e pelo ICSS - Profissional Certificado em Seguridade Social, com ênfase em Administração. Atualmente, é Membro do Comitê de Auditoria (Coaud), Membro Coordenador do Comitê de Tecnologia e Inovação (Cotei) e Membro do Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem) do Banco do Brasil; Conselheiro de Administração Independente, Membro Coordenador do Comitê de Auditoria e Membro do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração na Infraero-Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária S.A. Foi Conselheiro de Administração no Banco do Brasil (2021-2023), Conselheiro Fiscal na Gerdau S.A. (2022-2023) e na Metalúrgica Gerdau S.A. (2018-2022) e Conselheiro Fiscal Suplente na Norte Energia S.A. (2020-2021) e na WEG S.A. (2016-2018); Conselheiro Deliberativo na BB-Previdência-Fundo de Pensão Banco do Brasil (2015-2017); Membro do Comitê de Auditoria na BBTS-Tecnologia e Serviços (2013-2015) e Conselheiro Deliberativo no Sebrae-AC (1992-1995). Foi funcionário do Banco do Brasil de 1979 a 2015. Ingressou como Menor-Aprendiz e exerceu cargos de primeiro gestor em unidades regionais e estratégicas do Banco no país, entre os quais os de Gerente Geral de Assessorias Jurídicas Regionais (Acre, Pará-Amapá, Distrito Federal e Bahia-Sergipe), de Superintendente Estadual (Acre) e de Gerente Executivo e Gerente Geral (equivalente a Diretor Executivo) na Unidade Estratégica de Arquitetura e Governança de TI na Diretoria de Tecnologia.

      Membro Efetivo

      Graduado em Economia pela Unicamp e em Ciências Contábeis pela Puccamp e possui MBA em Finanças pela IBMEC. Apresenta mais de 30 anos de carreira, e atua como CFO desde 2004. Iniciou sua trajetória como auditor da Arthur Andersen e desenvolveu sua carreira majoritariamente no setor elétrico, com passagens pelos setores de indústria e agronegócio. Construiu um repertório em FP&A no início de sua carreira e possui sólida experiência em project finance e emissão de dívidas, sendo pioneiro na emissão de debêntures verde do setor de transmissão. Como CFO, passou por empresas como Centro de Tecnologia Canavieira S.A.- CTC, ISA Cteep S.A., Grupo AES Brasil, Tetra Pak Ltda e Elektro.
      Desde maio de 2023, é Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da TAESA -Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A.

      Suplente do Conselheiro Rinaldo Pecchio Junior

      Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Visconde de Cairu, em 1996. Atualmente, atua como consultor empresarial independente, principalmente nas áreas de varejo (Grupo Pereira com sede em São Paulo e atuação principalmente no Centro Oeste) e Educação (Escolas Morumbi Sul, com atuação em São Paulo) e, desde 2017, é membro de conselho fiscal do Magazine Luíza e conselheiro independente das Clínicas Clivale, empresa familiar sediada em Salvador.

      Durante 35 anos, entre 1980 até 2002, foi auditor e consultor empresarial na Arthur Andersen & CO, onde atuou como Sócio Internacional nos últimos seis anos; no período entre 2001 e 2015, foi Sócio de auditoria da Deloitte Touche Thomatsu.

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